Os vereadores aprovaram em sessão na noite de ontem, terça-feira, 21 de novembro, no Plenário José Pedro Sobrinho, o projeto que institui em Lagoa de Dentro (PB) o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. De autoria do vereador Camaf Douglas (PSD), o projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores e institui o Plano referente ao dia 10 de setembro como data para campanhas de valorização à vida e prevenção ao suicídio.
Em sua justificativa, Camaf defende que o suicídio não é tratado como um assunto de saúde pública e que o país é o oitavo em números de suicídios no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário que a pessoas busque ajuda e a atenção de que está em sua volta.
Como o projeto aprovado, no mês de setembro de cada ano, poderão ser realizados debates, palestras, seminários com a atuação de diferentes profissionais em parceria com o poder público e privado com a finalidade de conscientização sobre o tema.
Agora o projeto de Lei Legislativa Nº 06/2017, segue para sanção do prefeito Fabiano Pedro (PSD), acreditamos que dentro de algumas dias a mesma já estará disponível para publicação e acesso de toda população através do Diário Oficial do Município.
Henrique Florêncio