RESPONSIVE ADS HERE

Últimas

16/03/2019

Representantes da AMLINORTE articulam instalação de uma usina de reciclagem no Vale do Mamanguape

O presidente da Associação do Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), Fabiano Pedro (prefeito de Lagoa de Dentro) e o vice-presidente Fernando Naia (prefeito de Rio Tinto), estiveram reunidos na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), articulando a implantação de uma usina de reciclagem no Vale do Mamanguape. A medida visa por fim aos lixões das cidades que compõe o Vale, efetivando assim a coleta seletiva de resíduos sólidos.

Participaram do encontro o Diretor Superintendente da Sudema, Fábio Andrade, o engenheiro Dr. Dantas e o empresário Anchieta da "Ambiental Colet".

Segundo Fabiano, a administração da Sudema, já autorizou os técnicos e engenheiros da instituição, para acompanhar todo projeto de construção da usina, para que não tenha nenhum entrave na concessão das licenças ambientais e de liberação para construção do espaço que será destinado a coleta do resíduos sólidos.

A efetivação da coleta seletiva passa por três situações: ter uma estrutura mínima (uma área de 1 a 2 hectares para a construção da unidade de tratamento de resíduos, composta por um galpão para a separação e organização dos recicláveis e pátio para compostagem), educar a população para separar o lixo e a participação ativa dos catadores, organizados em associações ou cooperativas.

Além do acordo de não-persecução penal, 67 municípios das regiões do Litoral e de Guarabira assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta, com as promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente locais, comprometendo-se a adotar as medidas necessárias para recuperar as áreas que foram degradadas pelo lixão.

O projeto de erradicação de lixões do MPPB será apresentado aos municípios paraibanos de forma regionalizada.

Henrique Florêncio
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Páginas