RESPONSIVE ADS HERE

Últimas

19/03/2020

Laboratório da PB é autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar testes para coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar os exames para o coronavírus, após um fase de qualificação e capacitação. Porém, as coletas ainda seguem sendo realizadas na Paraíba e encaminhadas para serem analisadas no Pará. No entanto, o laboratório estadual já deve começar a funcionar no início do mês de abril, informou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, ao G1 PB.

Para que o Lacen Estadual passe a realizar os testes, duas fases já foram cumpridas. A capacitação e qualificação realizada como treinamento pelo Ministério da Saúde já foi cumprida. Além disso, a estrutura também já está devidamente autorizada. Agora, a Paraíba aguarda o recebimento do insumo para realização dos testes, o que deve acontecer até o fim do mês de março, de acordo com Talita Tavares.

A secretaria informou que assim que o Lacen Estadual estiver liberado para os testes, todos os exames serão realizados na Paraíba. Os casos suspeitos que devem procurar por atendimento permanecem os mesmos do protocolo do Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúde, baseado em sintomas apresentados em três situações específicas.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Páginas